sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Dr. José Balduíno de Souza Décio aponta o rumo que à escola deve tomar. Corresponde à tomadas de decisões educacionais pelos vários propósitos que a concebem, executam e avaliam, considerando a organização do trabalho escolar.
No Projeto Pedagógico discutimos e valorizamos as idéias de todo grupo, sendo flexível em negociações administrativas e pedagógicas. Estudamos vários segmentos formados pela comunidade escolar criando como base nessa premissa a prática da valorização do pluralismo de idéias, o resultado das ações que promovem a melhoria continuada da educação e o comprometimento de todos os seus agentes.
É ele que confere a identidade da escola, sendo construído coletivamente por todos os segmentos, mostrando-se democrático, abrangente, flexível e duradouro, tendo por finalidade apresentar a filosofia das propostas, objetivos e ações pedagógicas dos 1º e 2º semestres letivos de 2008. Evidencia nossas expectativas quanto à construção de uma escola pública de qualidade, que atenda o Ensino Médio, em Formosa - Goiás.
Almejando promover o crescimento individual e social objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e o fortalecimento das relações interpessoais e a democratização das decisões pedagógicas e administrativas. Funciona como um laboratório da vida, onde os estudantes adquiriram conhecimentos acadêmicos, constroem competências, cultivam habilidades fundamentais necessárias para o aprimoramento da sociedade democrática que idealizamos.
Nossa filosofia é oferecer um ensino de qualidade aos educandos de acordo com os princípios da nova LDB/96, pois se torna necessário que valorizem os conhecimentos sobre as leis que regem o ensino, compreendam que o conceito de colégio não pode estar dissociado da filosofia adotada, pois esta influi nas diretrizes a serem tomadas quando planeja, executa ou avalia o trabalho docente.
A presente filosofia tem como finalidade renovar, reavaliar e construir a prática pedagógica, oportunizando o acesso ao crescimento, formando alunos autônomos, críticos, responsáveis, cientes dos valores a serem vividos, tornando-os cidadãos atuantes em sua comunidade.


OBJETIVOS

O Colégio Estadual Dr José Balduíno de Souza Décio tem como objetivo geral educar com responsabilidade para a vida em cidadania, promover e facilitar a participação social e política no exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais numa postura que promova atitudes de solidariedade e cooperação.
Ø Elevar o desempenho acadêmico dos educandos;
Ø Conscientiza da necessidade de dedicar-se aos estudos enriquecendo-os através de pesquisas;
Ø Fortalecer o processo de gestão democrática e participativa;
Ø Incentivar a construção de competências e habilidades;
Ø Proporcionar e estimular os educadores a atualização e inovação no constante aperfeiçoamento de idéias, técnicas metodológicas;
Ø Garantir uma cultura de Paz x Harmonia x Humildade x Compreensão e Interação x Participação na Unidade Escolar;
Ø Respeitar a individualidade de cada um sem fazer distinção de qualquer espécie;
Ø Promover cursos e encontroa para a formação humana;
Ø Aperfeiçoar na escola a prática da contextualização e da interdisciplinaridade;
Ø Respeitar os direitos do próximo;
Ø Praticar ética profissional, valorizando a instituição, os colegas promovendo harmonia no ambiente de trabalho;
Ø Valorizar o trabalho dos colegas;
Ø Enfatiza a necessidade de que todos fazem parte da Unidade Escolar.;
Ø Mobilizar a comunidade visando a sua efetiva participação nas quais as concepções ela atende;
Ø Valorizar o pluralismo de idéias e ideais;
Ø Nortear os princípios de igualdade para acesso e permanência e qualidade por excelência
Ø Elevar a prática pedagógica e a relação escola e comunidade;
Ø Reduzir os índices de repetência e evasão;
Ø Valorizar a cultura a partir dos princípios;
Ø Ser transparente e coerente com os recursos financeiros;
Ø Valorizar os recursos humanos;
Ø Preservar o patrimônio público;
Ø Reconhecer a importância do processo avaliativo na construção do conhecimento;
Ø Coletar informações que identifique a Unidade Escolar;
Ø Renovar o ideal, de forma inovadora;
Ø Superar as limitações e ilimitações impostas;
Ø Ser prudente em suas ações e atividades a realizar;
Ø Realizar com freqüência reuniões pedagógicas;
Ø Ter clareza na sua função social cultural;
Ø Oportunizar um bom desempenho nas realizações das ações e nos trabalhos.



“Pensamos em demasia, sentimos pouco. Necessitamos mais de humildade e ações que de máquinas. Mais de bondade e ternura e uma inteligência excêntrica. Sem isso, a vida se tornará violenta e instável e tudo se perderá.”

Charles Chaplim.